Atualmente, diversos parceiros recorrem ao sistema de Innovation Scoring®, tendo como objetivo comum a sustentação da criação de valor através da inovação empresarial.

O sistema de Innovation Scoring® foi desenhado segundo uma abordagem aberta e modular que promove a adaptabilidade e a autonomização dos utilizadores, não apenas para o perfil de empresas em exercício de auto-avaliação, mas também no quadro das instituições que recorrem a este sistema para auditar o desempenho de inovação das empresas. Neste sentido, e sem prejuízo do apoio técnico especializado disponibilizado pelas entidades que administram a plataforma (COTEC Portugal e IAPMEI), cada entidade deverá ser capacitada para aplicar o Innovation Scoring® no âmbito da sua atividade.

COTEC

A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação é uma associação sem fins lucrativos, declarada de interesse público, com a missão de «promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no País».

A COTEC aplica o sistema de Innovation Scoring® na avaliação das empresas candidatas à Rede PME Inovação COTEC bem como na análise das candidaturas ao ‘Prémio PME Inovação COTEC-BPI, com o apoio do jornal Público’. A COTEC promove a aplicação deste sistema em todas as suas empresas associadas e partilha as boas práticas de gestão da inovação identificadas.

Mais informação em www.cotec.pt

Banco BPI

O BPI é um dos principais grupos financeiros a operar em Portugal, com uma experiência acumulada de mais de 35 anos a apoiar o desenvolvimento do negócio das empresas. O BPI tem assumido uma política de apoio à inovação focada em ofertas especialmente dirigidas a empresas inovadoras e no apoio a prémios e iniciativas. Numa rede alargada, multicanal e totalmente integrada, as empresas encontram no BPI equipas especializadas no acompanhamento e prestação de serviços financeiros.

Saiba mais em www.bancobpi.pt

O BPI tem sido pioneiro na disponibilização de linhas de crédito específicas (com garantia do Fundo Europeu de Investimento) para financiar empresas inovadoras. Em 2017, foi lançada a Linha BPI FEI Inovação III no valor de 200 milhões de euros.
As empresas que pretendam candidatar-se a esta linha devem cumprir pelo menos um critério de inovação, que poderá pertencer à Rede PME Inovação COTEC, sendo necessário ter atualizado o Innovation Scoring® há menos de 36 meses.

Linha BPI FEI Inovação III

Millennium bcp

O Millennium bcp é hoje o maior banco privado português mas também uma marca de referência em Angola, em Moçambique e na Polónia, contando com um Rede de mais de 1.200 sucursais e escritórios de representação espalhados por 4 continentes. Com mais de 5 milhões de Clientes, a inovação foi sempre a principal força do Banco, permitindo-lhe chegar às zonas mais remotas de Portugal e da Polónia mas também às distantes províncias moçambicanas, suportando o desenvolvimento sustentável dos países onde se encontra.

Saiba mais em www.millenniumbcp.pt

O Millennium bcp aplica o sistema de Innovation Scoring® na avaliação das Empresas candidatas aos Prémios Millennium Horizontes. Os Prémios Millennium Horizontes, destinados à promoção das Empresas portuguesas em Portugal e no Mundo, têm uma importante componente de valorização da inovação nacional e, por isso, é essencial o contributo que a COTEC presta na avaliação da Categoria “Inovação” que distingue as Empresas mais inovadoras de Portugal.

Prémios Millennium Horizontes

AEBA

A Associação Empresarial do Baixo Ave, AEBA, é uma associação de direito privado sem fins lucrativos reconhecida como entidade de Utilidade Pública desde 2012 que tem como missão apoiar e representar as empresas de todos os setores de atividade na Região do Baixo Ave. No futuro pretende ser o apoio natural e a escolha estratégica de todas as empresas e, assim, afirmar-se como a associação mais representativa das empresas e empresários na região. Na prossecução deste objetivo e no seu dia-a-dia, a AEBA disponibiliza às empresas e aos empresários, com eficiência e simpatia, soluções competentes, completas e integradas de serviços de apoio ao desenvolvimento das empresas e dos negócios, que satisfaça as necessidades e exigências de cada empresa em particular e da região em geral.

A AEBA aplica o sistema de Innovation Scoring® na avaliação das empresas candidatas ao "Prémio COTEC-AEBA Baixo Ave Inovação Empresa". No âmbito da parceria estratégica com a COTEC, a AEBA promove também a aplicação deste sistema em todas as suas empresas associadas e partilha as boas práticas de gestão da inovação identificadas em articulação com a COTEC.

Mais informação em www.aeba.pt

EEN

EEN-PORTUGAL é o consórcio que em Portugal representa a Enterprise Europe Network, tem como principais objetivos: apoiar as PME no seu processo de internacionalização e no encontro de parceiros estratégicos para a inovação e para o desenvolvimento sustentável dos seus negócios através de serviços integrados de apoio às PME portuguesas que pretendam explorar oportunidades no mercado interno e em países terceiros. Promove o acesso simplificado a informação vária sobre regulamentação comunitária, a novas medidas de política com implicação na atividade empresarial, a projetos e programas de financiamento da EU bem como dinamiza o apoio à inovação e a parcerias estratégicas, que valorizem a industrialização de resultados de investigação e desenvolvimento obtidos nos diversos países, facilitando a cooperação empresarial transfronteiriça, de I&D e de parcerias tecnológicas e de inovação.

No âmbito da atividade da Enterprise Europe Network, projeto financiado pela Comissão Europeia, a utilização desta ferramenta permite elaborar um diagnóstico das capacidades de gestão da inovação da empresa e de um plano de ação, com vista a melhorar a eficiência e eficácia dos processos de gestão da inovação utilizados pela empresa. São suportadas as análises e avaliações das capacidades de inovação das PME, identificando as dimensões com mais elevado potencial de melhoria, e desenvolvendo em conjunto um plano de ação com base nos pontos críticos identificados no relatório.

Garantindo o acompanhamento da PME através da monitorização dos progressos e implementação do plano de ação, planeando contactos futuros e acordo sobre os serviços Enterprise Europe Network que mais se ajustam à empresa, nomeadamente, aconselhamento personalizado sobre acesso a financiamento, programas europeus, informação sobre mercados e regulamentos, propriedade intelectual e serviços de brokerage (bolsas de contactos e missões empresariais).

Saiba mais em www.een-portugal.pt

Parceiros EEN

IAPMEI

O IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP é uma agência pública a quem cumpre promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial nas empresas que exerçam a sua atividade nas áreas sob tutela do Ministério da Economia, designadamente das empresas de pequena e média dimensão, com exceção do setor do turismo e das competências de acompanhamento neste âmbito atribuídas à Direção-Geral das Atividades Económicas.

Mais informação em www.iapmei.pt

ANI

A ANI – Agência Nacional de Inovação tem por principal atribuição a promoção da valorização do conhecimento, através de uma maior e melhor colaboração e articulação entre empresas e o SCTN, operando num contexto de proximidade com as empresas e aportando valor às atividades de inovação. Neste sentido, a ANI aplica o sistema de Innovation Scoring® como ferramenta de suporte ao serviço de aconselhamento e apoio para a gestão da inovação às PME portuguesas.

Saiba mais sobre a ANI em www.ani.pt

CEC

O CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/ Câmara de Comércio e Indústria do Centro é uma associação sem fins lucrativos, com utilidade pública, representativa das Associações Empresariais da Região Centro de Portugal. O CEC/CCIC tem como finalidade o desenvolvimento homogéneo e sustentado, defesa e promoção das empresas e dos interesses socioeconómicos da região, bem como a articulação em rede com diferentes atores, públicos e privados, regionais, nacionais e internacionais. Desde 2014 tem apoiado empresas na capacitação das suas áreas de gestão e inovação.

Mais informação em www.cec.org.pt

AIDA

A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, é uma associação sem fins lucrativos com a missão de promover e  defender condições para o exercício da atividade económica no Distrito de Aveiro, com incidência na de natureza industrial. Possui desde 1993, estatuto de pessoa coletiva de entidade pública, é entidade formadora certificada pela DGERT desde 1999 e pela APCER em Sistemas de Gestão da Qualidade pelo referencial NP EN ISO 9001:2008 desde Agosto de 2007. Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, estruturou um conjunto de serviços de apoio às PME, com forte aposta no apoio ao processo de internacionalização das empresas.

Saiba mais informação em www.aida.pt

INESC TEC

Laboratório Associado com mais 30 anos de experiência em I&D e Transferência de Tecnologia no âmbito das TICE. Através do seu Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, o INESC TEC destaca-se como uma organização com um portfolio vasto de atividades e serviços em Gestão da Inovação, abrangendo desde a Investigação e Desenvolvimento naquele domínio até à formação executiva e consultoria avançada. Responsável pela implementação e revisão de vários sistemas de gestão da IDI desde 2008 e presença ativa em grupos de trabalho nacionais e internacionais para a normalização em gestão da IDI.

Saiba mais em www.inesctec.pt e www.inesctec.pt/cite

AEP

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, é uma pessoa coletiva de utilidade pública sem fins lucrativos, de âmbito nacional, com sede no Porto. A AEP tem como principal Missão defender os interesses das Empresas, oferecer serviços que potenciem a sua competitividade e reforçar o papel do associativismo empresarial a nível nacional e internacional. Fundada em 1849, a AEP tem desenvolvido um conjunto de ações com impacto no tecido empresarial, designadamente a prestação de serviços no domínio das feiras, exposições, congressos, informação e apoio às empresas, consultoria, formação profissional, missões empresariais e promoção de negócios e investimentos.

Mais informação em www.aeportugal.pt

AIP

Fundada em 1837, a Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria conta com uma alargada base associativa assegurada pela filiação voluntária de empresas de todos os setores de atividade e de associações de âmbito setorial, regional ou nacional. A AIP desenvolve atividades que contribuem para a inovação nas PME, o seu acesso aos mercados internacionais, a qualificação dos recursos humanos, a promoção de parcerias e redes de cooperação, e o desenvolvimento de programas de apoio ao empreendedorismo, bem como a produção de soluções de financiamento.

Mais informação em www.aip.pt